Em primeiro
de janeiro, o Meow Fansub (dedicado a séries e filmes BL) fez uma lista com as 50
séries mais assistidas em 2024. Os tailandeses dominam, claro, mas fiquei um
pouco surpreso com o quão pouco vistas são as produções japonesas. Hidamari ga Kikoeru, que eu amei boa parte do tempo, aparece na posição 45 e Miseinen foi
só mostrado com menção honrosa na posição 53!
Fiquei aguardando conforme os nomes
iam sendo anunciados para ver se surgia alguma outra coisa. Fora Hidamari, há
mais 7 séries: 25-ji – Akasaka de (41), Koi wo Suru Nara (37), Cosmetic Playlover
(35), BL Dorama no Shuen (23), Takara (21), Perfect Propose (20) e Love in the
Air – Koi (18).
Percebam que a série japonesa mais
assistida sequer entra no TOP 10 e só conseguiu essa posição por ser adaptação
de uma obra tailandesa. O Japão tem produzido uma quantidade enorme de BLs nos últimos
anos. O problema é sempre a distribuição e a divulgação deles. São pouquíssimos
que consegue furar a bolha, digamos assim.
De toda essa lista, eu assisti Hidamari,
25-ji e tentei ver Takara, mas não consegui completar. Estou também acompanhando
Miseinen, ainda em exibição. Love in the Air tem o Nagumo Shōma, o que sempre é
um incentivo para assistir às coisas, mas aquela peruca horrorosa que botaram
nele me desanima e eu não consumo as coisas que a autora da obra original faz.
Não vi, portanto, a versão tailandesa.
Por fim, queria ver a razão do relativo
sucesso da segunda obra mais vista, então passei os últimos dois dias assistindo
a Perfect Propose. Parece-me um retrato muito verdadeiro dos horrores de se
trabalhar em uma burakku kigyō/gaisha,
as corporações/empresas que hiperexploram seus funcionários. O protagonista
estava claramente em depressão e parecia mesmo a ponto de morrer por excesso de
trabalho (karōshi). Apontarem como as humilhações
dele aconteciam de forma a mantê-lo com autoestima baixa para poderem segurá-lo
trabalhando para eles foi algo muito interessante. Imagino que essa seja mesmo
a dinâmica da coisa.
Dito tudo isso, fui procurar alguma
entrevista com os atores e descobri que o Eiga Natalie (a seção para
filmes do Comic Natalie) bateu um papo com eles quando do
lançamento do Blu-ray e do DVD da série ano passado. Dividirei o texto em duas partes,
conforme o original. Mantive a configuração e as fotos o mais próximo possível do que está lá. Segue a tradução:
P. S.: o Kaneko cita seu cabelo pintado como motivo para não ir à sauna. Pesquisei e aparentemente não é recomendado frequentar o lugar logo após o tingimento porque a tinta pode sair mais rápido.
Perfect Propose:
O reencontro de duas pessoas que prometeram ficar juntas no futuro.
Uma história que cura
criada por estes dois que protagonizam ambos um dorama pela primeira vez.
O Blu-ray e o DVD do dorama BL
protagonizado por Kaneko Shun’ya e Nomura Kōta serão colocados à venda dia 3 de
julho (quarta-feira). Esta obra, versão live action do mangá homônimo de
Tsurukame Mayo, é uma história de amor que começa a partir do reencontro entre Watari
Hirokuni e Fukaya Kai, que prometeram ficar juntos no futuro quando eram jovens.
Kaneko interpreta Hirokuni, um personagem que sofre com a pressão e abuso de
poder de seu chefe, vivendo seu dia a dia sem conseguir dormir; Nomura
interpreta Kai, um rapaz mais novo e frio com excelentes habilidades domésticas
que passa a morar com o outro por acidente.
O Eiga Natalie realizou uma
entrevista com Kaneko e Nomura para celebrar a venda do Blu-ray e do DVD. Nós
conversamos sobre o que eles consideram fofo um no outro, o que vale à pena ser
visto nos extras que mostram os personagens depois de eles terem ficado juntos,
o que eles ganharam enquanto atores através dessas gravações etc.
Coleta de dados/texto:
Kobayashi Chie Fotos: Yanase Tamami
“Nós conseguimos construir
uma relação muito confortável.” (Kaneko)
– Qual impressão vocês tinham um do outro antes de atuarem
juntos? E essa impressão mudou depois que atuaram?
Kaneko
Shun’ya: Ele é alto e
estiloso. Eu achei que a expressão “bom garoto” lhe caía bem. Além disso,
através das gravações, percebi que ele é extremamente amigável e, por ser um
bom garoto que também tem um lado fofo, é alguém imbatível.
Nomura Kōta: Muito obrigado (risos). A
impressão que eu tinha antes e depois de atuarmos juntos mudou completamente. No
começo eu achava que ele era uma pessoa quieta, que não fala muito; porém, conforme
fomos lendo o roteiro e ensaiando, consegui ver bastante do seu lado
brincalhão, fofo e alegre.
A partir da esquerda: Nomura Kōta e Kaneko Shun'ya |
– Contem-nos sobre a impressão que tiveram da atuação
um do outro e da forma como se comportavam no set.
Kaneko: Nós conseguimos nos comportar de
forma natural, sem ficar tendo que prestar atenção especial a nada. Embora
tenhamos 4 anos de diferença, acho que conseguimos construir uma relação muito
confortável sem sentir muito essa diferença.
Nomura: Na gravação da abertura do
dorama, houve uma cena em que pediram para nós improvisarmos uma conversa
porque eles filmariam isso. A grande ajuda que o Shun’ya me deu ali foi
marcante. Como eu não estava conseguindo de forma alguma, ele tomou a
iniciativa e improvisou para mim.
Kaneko: Como era uma cena em que
deveríamos falar livremente, eu fui tocando nos assuntos ordenadamente, mas ele
ficava ruminando sobre o que deveria falar (risos). Isso também foi fofo.
– Houve alguma outra coisa sobre a qual vocês falaram
em relação à atuação, para além dessa cena de improvisação?
Kaneko: Não houve nada.
Nomura: Nós apenas tratamos com cuidado o
que íamos sentindo em cada uma das cenas.
Kaneko: Isso. Se nós conversássemos demais
antes, a coisa pareceria muito programada e isso também não seria bom. E, para
começo de conversa, nós também estávamos muito presos dentro de nossas próprias
cabeças (risos). Olhando agora em retrospectiva, acho que isso foi bom.
Foto de cena de Perfect Propose: Fukaya Kai, interpretado por Nomura Kōta (esquerda), e Watari Hirokuni, interpretado por Kaneko Shun'ya |
– Esta obra é a primeira atuação em conjunto de vocês
dois. Como fizeram para construir uma relação de confiança?
Kaneko: Como as gravações da casa do
Hirokuni foram feitas em um apartamento, nós ficávamos conversando bobagens no
intervalo em que ocorriam as mudanças no set. Acho que foi construída assim, aos
poucos.
Nomura: Além disso, nós dois gostamos de
sauna. Quando soubemos que tínhamos o mesmo hobby, ficamos empolgados e acho
que isso também foi importante.
Kaneko: Verdade! Mas ainda não conseguimos ir
à sauna juntos, né?
Nomura: Não conseguimos, né?
Kaneko: Havia a questão do meu cabelo
pintado e nossas agendas não batiam. Precisamos ir algum dia.
Nomura: Sim!
Da esquerda: Nomura Kōta e Kaneko Shun'ya |
“Eu gosto do sorrido inocente
que o Shun’ya mostra” (Nomura)
– O que vocês acham fofo e o que vocês acham um pouco
odioso um no outro?
Nomura: Hã!? (Risos)
Kaneko: Durante as gravações, haviam
arranjado duas cadeiras para nós, porém ele, embora tivesse sua própria
cadeira, veio sentar em cima do meu joelho. Eu achei isso fofo. Quanto ao lado
odioso... Ele é alto, seu rosto é pequeno e bonito e, além disso, ainda tem
músculos. Ele é um pouco perfeito demais.
Da esquerda: Nomura Kōta e Kaneko Shun'ya |
Nomura: Hahaha.
Kaneko: Mais do que algo odioso, eu
ficava sempre pensando em quanto sentia inveja dele.
Nomura: Eu gosto do sorriso inocente que
o Shun’ya mostra. Tanto durante sua atuação, quanto durante o intervalo, ele
sorria de maneira amável. Quanto ao lado odioso... qual seria?
Kaneko: É difícil, não é?
Nomura: É difícil! Mas se fosse para
falar algo que invejo, seria sua excelência em tarefas domésticas. Você sabe
fazer comida e gosta de limpar a casa, né?
Watari Hirokuni, interpretado por Kaneko Shun'ya |
Kaneko: Isso.
Nomura: Se fosse para escolher um lado,
diria que estou no dos que não são bons nisso, então sinto inveja.
– É o oposto dos seus papéis, não é?
Nomura: Sim. O Kai é bom em fazer comida,
mas eu pessoalmente nunca cozinhei muito. Nas cenas, nós gravamos conversando
sobre como fazer para parecer que eu cozinhava rotineiramente.
– Kaneko interpreta Watari Hirokuni, um personagem que
sofre com a pressão e abuso de poder de seu chefe, vivendo seu dia a dia sem
conseguir dormir; Nomura interpreta Fukaya Kai, um rapaz mais novo e frio com
excelentes habilidades domésticas. Como vocês percebem os seus próprios papéis
e como vocês os interpretaram?
Fukaya Kai, interpretado por Nomura Kōta |
Kaneko: O Hirokuni, embora receba pressão
por parte de seu chefe, tem força mental para continuar perseverando em seu
trabalho. Porém, ao voltar para casa, ele nem toca nas tarefas domésticas. Sente-se
esse vão entre as duas coisas. Mas tanto em relação aos colegas do trabalho,
quanto ao Kai, ele é cheio de gentileza. Eu o interpretei tomando cuidado para
que conseguissem perceber apropriadamente a mudança dos sentimentos sensíveis
que estão dentro dele.
Nomura: O Kai é frio, indiferente e não deixa suas emoções transparecerem em seu rosto. Comparado a ele, eu deixo minhas emoções aparecerem facilmente e creio que minha personalidade seja mais calorosa do que fria. Então tenho a impressão de que há muitas diferenças entre nós. Porém como senti que há gentileza e uma consideração para com os outros própria do Kai dentro dessa frieza, interpretei-o com a consciência de que há essa gentileza e um calor no fundo de seu coração.
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